quinta-feira, 13 de maio de 2010

PLANEJAMENTO DE ESCOLA PRIVILEGIA O MEIO AMBIENTE


Jornal Bairro em Foco - Fevereiro 2010

A Escola Estadual “Profª Ana Cecília Martins”, no Wanel Ville realizou reuniões de planejamento entre os dias 10 e 12 de fevereiro, para discutir as linhas de conduta e projetos da escola para 2010.
Segundo a diretora Suely Camargo Santos, além do currículo escolar, o projeto mais importante em pauta foi o “Minha Escola é Verde”. A escola produzia muito lixo, mas quando implantado o sistema de self-service (os alunos se servem exatamente o quanto vão comer), constatou-se uma substancial diminuição na quantidade de resíduos descartados. Contudo, por causa da gripe suína, adotou-se o uso copos descartáveis, aumentando de novo o lixo.

A direção então resolveu colaborar com o meio ambiente. Uma parceria com a Coeso está realizando a coleta de papel e plástico recicláveis. Na administração, agora só são usados papéis reciclados e todas as torneiras da escola contam com temporizadores. “Os alunos ficaram orgulhosos”, afirma a diretora. Outra contribuição foi quando a Secretaria de Educação substituiu todas as lâmpadas das escolas estaduais por outras mais econômicas. Ainda foi disponibilizada uma caixa onde os alunos depositaram no fim do ano suas apostilas e livros usados. O resultado, segundo um levantamento da direção, foi a economia de 1.176kg de papel ou 40 árvores poupadas. “Vamos mostrar que foi responsabilidade dos alunos”, comemora Suely.

Ela ainda explica que durante 2010, será trabalhada a Agenda 21, um documento ambiental com regras de conservação do meio ambiente, que fala sobre os “5 R’s”: 1) Refletir sobre o meio ambiente; 2) Recusar os desnecessários como sacos plásticos; 3) Reduzir o consumismo e ter consciência que menos é mais; 4) Reaproveitar, dando novo destino aos materiais; e 5) Reciclar.
Ampliações
A escola terá mais uma sala de aula a partir deste ano. “As obras foram necessárias por conta da demanda”, esclarece a diretora. Serão duas novas classes (uma de manhã e outra à tarde), aumentando o número de vagas. Além disso, o prédio foi pintado para receber os alunos na volta às aulas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário