quinta-feira, 13 de maio de 2010

MORADORES DO JARDIM IPIRANGA RECEBEM DOCUMENTAÇÃO DE SUAS CASAS


Jornal Bairro em Foco – Setembro 2009

Mil famílias do Jardim Ipiranga estão comemorando um sonho concretizado, após 20 anos de espera. O prefeito Vitor Lippi assinou e entregou os decretos de concessão de uso especial de moradia de bem público municipal, no dia 29 de agosto durante a Plenária Cidadã que aconteceu na Casa do Cidadão localizada no bairro.

O Programa Municipal de Regularização Fundiária, agora denominado pelo prefeito de “Casa Legal”, foi lançado em 2005, através do trabalho do vereador Hélio Godoy (PSDB), presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária da Câmara Municipal de Sorocaba.

O empresário Izaías Gomes Oliveira, 40 anos, há sete está no Jd. Ipiranga, onde tem uma casa e um salão onde funciona sua autoelétrica. “Com a valorização e regularização, se fosse para vender, conseguiria quatro vezes mais do que quando comprei”, afirma. Ispia, como é conhecido no bairro, não tem firma aberta do seu negócio por causa do pagamento do IPTU, que ainda não era possível fazer por conta de seu ramo ser de prestação de serviços. Já com o decreto de concessão, ele poderá abrir empresa, e ter benefícios como adquirir financiamentos pela Caixa e aceitar cartões de crédito. “Hoje para atender um cliente que quer pagar com cartão, preciso recorrer a algum amigo empresário”, explica.

As famílias foram atendidas pelo núcleo de Regularização Fundiária em um trailer que permaneceu no Jardim Ipiranga por três meses, onde técnicos da prefeitura colheram dados e assinaturas dos moradores. Para o vereador este é o momento mais esperado por toda equipe que faz parte da Comissão Municipal. “É a conclusão do trabalho realizado que visa o resgate da cidadania de milhares de famílias que há muitos anos aguardam a documentação e o reconhecimento pelo poder público de sua moradia”, comemora Godoy.

Outras famílias serão remanejadas

Aproximadamente outras 100 famílias que moram na rua Benedito de Oliveira, antiga rua 33 do Júlio de Mesquita e nos fundos da rua 11 do Jd. Ipiranga, sob as torres de alta tensão, na divisa dos dois bairros, e ainda outras famílias que moram em condições precárias nos fundos dos bairros Ipiranga e Abatiá serão remanejadas para um conjunto de prédios que está em construção no Jd. Tulipas, em fase final de obras com término previsto para fevereiro de 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário