quinta-feira, 4 de março de 2010

Caju e Castanha - Vizinhos Afinados

Caju & Castanha cantam em Votorantim

O projeto “Vizinhos Afinados” volta a unir as secretarias de cultura de Votorantim e Sorocaba para trazer às duas cidades, hoje, a dupla pernambucana Caju & Castanha. Os representantes mais famosos da embolada - ritmo nordestino que une dois cantadores sob o ritmo de um pandeiro, improvisando rimas métricas e rápidas - participam de um bate-papo com os fãs às 16h na Expo Verde, no Parque Natural Chico Mendes, em Sorocaba e fazem show às 20h em Votorantim, no Auditório Municipal “Francisco Beranger”, tudo com entrada gratuita. O projeto “Vizinhos Afinados” tem como seu curador o produtor e músico sorocabano Carlos Madia.

Após 35 anos de carreira e 15 discos gravados, a tradicional dupla continua na estrada mesmo após a substituição de José Albertino da Silva (o Caju original) que morreu de câncer em 2001 e foi substituído por Ricardo Alves da Silva, seu sobrinho. “Ele já tinha o dom do verso, da embolada. Cantava com o nome Cajuzinho, desde pequeno, mas não era profissional”, explica José Roberto, o Castanha.

Mestres nessa arte nordestina, Caju & Castanha ultrapassaram as barreiras da música regional quando participaram da trilha sonora do documentário "Nordeste: Cordel, Repente, Canção", realizado pela cineasta Tânia Quaresma em 1978, ao lado de artistas como Elba Ramalho, Alceu Valença e Naná Vasconcelos. Também participaram com Lenine na abertura da canção "A Ponte" em 1998, ganhadora do Prêmio Sharp de Música. Apresentam um coco-de-embolada típico, ligeiro e anárquico, com onomatopéias, jogos de trava-língua e temas nordestinos que conquistaram o país.

Em 2002, a dupla lançou o disco de estréia do novo Caju: “Andando de Coletivo” pela gravadora Trama, com participação do irreverente cantor Falcão. Foram premiados 3 vezes pelo Prêmio Tim de Música Brasileira como “Melhor Dupla Regional”. Na última edição do Festival de Cannes, onde se comemorava a 60ª edição, a dupla foi convidada para compor um tema pelo cineasta Walter Salles. Durante a apresentação em terra francesa, foram ovacionados em pé pela platéia e já foram convidados para participar em agosto do Festival de Berlim, que terá como tema a “Literatura de Cordel”. Donos de cinco discos de ouro, os dois estão preparando um novo CD que deve ser lançado ainda em 2008.

Lançamento de documentário abre a noite
Antes do show de Caju & Castanha à noite, haverá o lançamento do documentário “Povo Marcado” de Werinton Kermes e Luciana Lopez. O trabalho retrata a voz da mulher encarcerada, e foi produzido através de um trabalho que vem sendo feito na cadeia feminina de Votorantim. No lançamento, além da dupla mestre na arte do coco-de-embolada, também está confirmada a presença do ator sorocabano Paulo Betti.

Serviço:
Bate-papo de Caju & Castanha com os fãs: às 16h, na Expo Verde, no Parque Natural Chico Mendes, Av. 3 de Março, S/Nº, Alto da Boa Vista, Sorocaba, com entrada gratuita.

Lançamento do documentário “Povo Marcado” e show com Caju & Castanha: às 20h no Auditório Municipal “Francisco Beranger”, ao lado do terminal de ônibus, em Votorantim, com entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário